Nossa
missão é
somar sempre
Pré-mercado: Atenção Às Minutas da Reunião do FED e Aos Resultados da Nvidia
Notícias e indicadores que podem influenciar os preços dos ativos nesta quarta-feira, 19 de novembro
Os mercados internacionais abrem com atenção centrada em dois vetores principais. Primeiro, as expectativas para os resultados da Nvidia no terceiro trimestre de 2025. Segundo, a divulgação das Minutas da reunião mais recente do Federal Open Market Committee (Fomc), versão americana do Copom, que deve indicar a direção futura da política monetária americana.
Começando com a Nvidia. Os investidores estão apreensivos com os resultados da empresa, líder na produção de processadores para serviços de Inteligência Artificial (IA). Os resultados da empresa serão um termômetro para o desempenho futuro do setor. A mediana das expectativas é de um faturamento de US$ 54,8 bilhões no 3T25. Um número abaixo disso pode indicar uma desaceleração na demanda pelos produtos da empresa.
Outro foco central será a expectativa (“guidance”) para o próximo trimestre. Os investidores esperam que a empresa divulgue perspectivas claras sobre a consistência da demanda por infraestrutura de IA, especialmente em data centers. Para muitos investidores, esse relatório será um teste de resistência da narrativa de superciclo de IA. Alguns temem que os preços das ações já reflitam demais otimismo.
Se a Nvidia entregar bons resultados e divulgar expectativas claras para os próximos trimestres, o mercado de empresas de IA pode ganhar novo fôlego. Perspectivas negativas podem disparar uma correção dos preços das ações ligadas à IA, elevando a volatilidade desse setor e do mercado como um todo.
Além da Nvidia, os investidores esperam as Minutas da reunião de outubro do Fomc. O mercado aguarda mais clareza sobre os debates internos entre os membros do Federal Reserve (FED), o banco central americano. Há indicações de divergência crescente. Alguns querem cortes adicionais de juros, outros defendem cautela frente a riscos de inflação.
Um ponto importante é saber como o FED avalia os riscos vindos do mercado de trabalho. Alguns diretores já afirmaram que há fragilização recente, e que a adoção de IA pode afetar decisões de contratação. Outros, porém, se preocupam que acelerar os cortes pode elevar de novo a inflação. A Ata deve revelar também como o FED analisa a situação da inflação americana.
Os índices de preços seguem rodando acima da meta. No entanto, a paralisação (“shutdown”) de 43 dias do governo comprometeu a divulgação de indicadores do mercado de trabalho. Como o FED tem um mandato duplo, de manter a inflação dentro da meta preservando o maior número possível de empregos, é importante para o mercado saber o que vai definir a política monetária, se a alta dos preços ou a desaceleração dos empregos. Espera-se que as Minutas tragam mais clareza nesse sentido.
Perspectivas
A publicação das Minutas vai influenciar o mercado de taxas (títulos do Tesouro), já que pode definir se os investidores reforçam apostas em novos cortes até dezembro. Na quinta-feira (20), quando não haverá pregão no Brasil devido ao feriado, deve ser divulgado o nível de emprego não agrícola (“non farm payroll”), o indicador mais importante do mercado de trabalho.